Páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

NAPALM DEATH - DISCOGRAFIA:


O Napalm Death é uma banda de grindcore da Inglaterra, formada no vilarejo de Meriden, próximo a cidade de Birmingham no ano de1982 por Nicholas Bullen e Miles Ratledge. O grupo é conhecido como o inventor do estilo musical definido como grindcore. No entanto, a banda progrediu neste estilo e misturou sua música com influências de death metal e thrash metal. Do começo da banda não há nenhum integrante original tocando na banda hoje em dia. No álbum Scum há duas formações diferentes tocando. Membros do Napalm Death mudaram-se ou montaram bandas como Carcass, Godflesh, Cathedral e Scorn, ou montaram projetos paralelos como Painkiller, Lock Up,Jesu e Venomous Concept.
Apesar da banda ser a primeira banda rotulado como grindcore, algumas bandas faziam um som similar como as bandas Siege,S.O.B.,Larm, Heresy e Cryptic Slaughter, ou seja, um som rápido e brutal. No entanto, o Napalm Death semeou a fusão da agressão do punk, os blast beats, produção metálica e vocais extremamente guturais, sinônimo do grindcore até os dias de hoje e que influenciaram bandas como Nasum, Pig Destroyer.

HISTORIA

1982-1986

O Napalm Death foi formado no vilarejo de Meriden, próximo de Birmingham no Reino Unido em 1982. A banda era formada por Nic Bullen e Miles Ratledge respectivamente, ainda estudantes na época (eles tinham entre 13 e 14 anos). O duo sempre ensaiava no quarto desde 1980; e como uma extensão de seu fanzine, colocaram vários nomes na banda, nomes como: Civil Defence, The Mess e Undead Hatred, até que em 1982 eles decidem optar por Napalm Death. A banda inicialmente se inspirava no movimento punk, principalmente das bandas de anarcopunk como Crass e Rudimentary Peni.
A banda grava algumas demos em 1982 e 1983, no qual uma das canções participou da gravação da coletânea Bullshit Detector Vol.3 lançado pela gravadora Crass Records em 1984. No entanto, a banda fez apenas uma apresentação em 1984 (um show beneficente para o apoio a uma greve de mineradores ocorrido na época).
Enquanto isso, um jovem guitarrista de Birmingham chamado Justin Broadrick andava tocando com uma banda chamada Final. Nic o conheceu na área de fitas cassetes e gravações numa loja chamada Rag Market no começo de 1983, onde simpatizaram-se pelo interesse músical em comum, escutando bandas como Killing Joke, Throbbing Gristle e Amebix. Nic chegou a se juntar ao final em 1983, mas logo Justin Broadrick foi convidado a tocar no retorno do Napalm Death. A banda molda a mistura do que viria a vir o seu som. Pega o punk rock mais brutal da época, mistura com hardcore e coloca algo de thrash metal da época. Com essa formação e som, gravam a demo Hatred Surge em 1985.
Depois do lançamento da demo tape e de inúmeros shows naquele ano, Ratledge decide sair da banda. Em seguida Mick Harris, um fã da banda, vai para a bateria. A banda acaba se tornando um trio e com mais influências de Metal.
A banda faz muitas apreentações em 1986 e grava a demo From Enslavement to Obliteration em março de 1986 e então grava uma demo do que seria o lado A do álbum Scum de 1986. A demo foi financiada por Digby Pearson, proprietário do pequeno selo, na época, Earache Records. No entanto, a banda tem uma grande troca de integrantes. Bullen fica frustrado com a direção musical que a banda estava tomando e começa a perder seu interesse por ela, parando de tocar baixo e só focando no vocal. Para o baixo é chamado Jim Whiteley.
Durante um show da banda industrial Head Of David, Broadrick recebe uma oferta para entrar na banda. E aceita o convite tocando bateria na banda, pois era um grande fã dela. A banda agora estava sem um guitarrista.
Depois da saída de Broadrick, Bullen sai da banda e deixa a música de lado para cursar literatura inglesa e filosofia. Bullen voltaria para a cena musical anos depois com a banda Scorne teve um forte envolvimento com a música eletrônica.


1987-1990

Logo após a saída dos dois membros, a banda começa a procurar por novos integrantes. Bill Steer, guitarrista da banda Carcass, junta-se a banda. Fato esse que gera uma forte união entre as duas bandas. Lee Dorrian entra como o novo vocalista da banda. Com essa formação, eles entram no estúdio Rich Bitch em maio de 1987 e gravam o que seria o lado B do álbum Scum. A banda lança o disco pela Earache Records e lança um álbum seminal para o grindcore e para a música extrema em geral.
Depois do lançamento do álbum a banda sai em turnê e passa por mais uma troca de integrante, com a saída de Jim Whiteley da banda. No seu lugar, entra Shane Embury, um ávido fãda banda e baterista da banda Unseen Terror. Após o ocorrido, eles participam de duas coletâneas (North atlantic noise attack e Pathological), grava duas Peel Sessions e lança umsplit junto com a banda de grindcore japonesa S.O.B. Após esse fatos,a banda logo entra no estúdio Rich Bitch para gravar o álbum From Enslavement To Obliteration.
O álbum vem na linha do lado B do Scum, diferindo apenas a melhor produção sonora. Após o lançamento, a banda participou de um evento na emissora britânica BBC chamado BBC's Arena Heavy Metal Special que aumenta a popularidade da banda. A banda faz turnês pelo mundo inteiro, mas assim que chegam da turnê japonesa, Bill Steer e Lee Dorrian deixam a banda para seguir outros projetos. A seguir, a banda chama Jesse Pintado (ex-Terrorizer) e o vocalista Mark "Barney" Greenway (ex-Benediction).
Após essa nova formação, a banda entra na turnê Grindcrusher tour com bandas como Carcass, Bolt Thrower e Morbid Angel. Após essa turnê, eles chamam um segundo guitarrista chamado Mitch Harris (ex-Righteous Pigs) e com todos esses novos integrantes, a banda começa a compor para o novo álbum. Eles começam a trabalhar com o produtor Scott Burnsque vive na Flórida e tem o seu estúdio chamado Morrisound Studio.


1991-1994

Na Flórida eles começam a trabalhar no seu próximo álbum, Harmony Corruption. Enquanto o compõem, eles mudam o seu som um pouco, do grindcore, a uma mistura de blast beats, partes cadenciadas e mais variedade rítmicas. Outro detalhe importante, o death metal foi a grande inspiração do álbum, talvez por estarem tocando com músicos deste estilo. Após lançarem o novo álbum, eles saem em turnê pelo mundo (inclusive passam pelo Brasil e fazem apresentações com as bandas Sepultura e Ratos de Porão) e gravam esse material emvídeo, e estas filmagens se transformam no home video, Live Corruption.
Eventualmente Mick Harris acaba deixando a banda devido à conflitos relacionados a sonoridade que a banda estava tomando. Danny Herrera, um desconhecido baterista norte-americano o substitui. Com essa nova formação, lançam o álbum Utopia Banished, produzido por Colin Richardson, que já tinha trabalhado com bandas como Fear Factory, Machine Head e Brutal Truth, e lançam um álbum de volta as origens da banda, ou seja, do puro grindcore.
Alguns anos depois, a banda entra em estúdio e grava Fear, Emptiness, Despair. Embora o álbum seja pesado e agressivo como a banda sempre soou, o novo álbum tem um diferente direcionamento e soa mais moderno. Há riffs extremamente técnicos, estrutura de metal industrial, adicionando essas novas nuances junto com os blast beats brutais da banda. Shows ao vivo com bandas como Entombed, Obituary e Machine Head mostraram ao público a violência e a agressividade da nova sonoridade da banda.


1995-1999

O EP Greed Killing foi o seguinte lançamento da banda. Após isso, a banda lança o álbum Diatribes. Embora parecesse que as coisas iam bem por fora, eles estavam passando por problemas. Em meados de 1995/96, desentendimentos entre membros da banda e o vocalista culminaram com a sua saída da banda. Greenway foi gravar com o Extreme Noise Terror(lançando o álbum Damage 381) e Phil Vane que também sai do E.N.T foi preencher o vocal no Napalm Death. As coisas não foram bem como se supunha, e Vane foi mandado embora da banda antes de gravar um novo álbum com a banda.
Então Barney volta para a banda. Antes de voltar para a banda, Greenway havia montado uma banda chamada Nothing But Concept com ex-membros da banda Cancer. Os próximos álbuns lançados pela banda, Inside the Torn Apart e Words from the Exit Wound, teve uma sonoridade menos experimental que seus últimos lançamentos, mostrando uma tentativa de volta ao grindcore violento que a banda praticava no começo. Com o álbum Inside the Torn Apart a banda faz um show no Brasil com a abertura da banda paulista Transfixion. A banda no final do século 20 fez muitos shows, turnês e toca em vários festivais pelo mundo afora.


2000-recente

Em 2000 a banda lança o álbum Order of the Leech, que vem rápido e agressivo. Com o seguinte lançamento, Enemy of the Music Business a banda demonstra todo seu descontentamento com a indústria musical e da sua própria gravadora, sendo este o último álbum da banda pela gravadora Earache Records. Este álbum vem com uma sonoridade mais agressiva, como a banda não soava há anos.
Em 2004, eles gravam um álbum de covers Leaders Not Followers: Part 2, a seqüência do EP Leaders Not Followers, lançado há alguns anos atrás. Este álbum contém covers de velhas bandas de punk/hardcore e thrash metal, incluindo bandas como Cryptic Slaughter, Massacre, Hirax, Kreator, Sepultura, Siege e Discharge. Esse álbum inclusive, foi lançado noBrasil com versões em CD's e vinil.
Devido a problemas pessoais, Jesse Pintado acaba não tocando nos álbuns Order of the Leech e Leaders Not Followers: Part 2 e acaba deixando a banda em 2004. No entanto, Jesse declara que estava cansado da banda e queria começar algo novo. As duas guitarras que você escuta nos álbuns mais recentes, são de Mitch. Em 2004, a banda toca novamente no Brasil.
Em abril de 2005, é lançado o álbum The Code Is Red…Long Live the Code, lançada em versão nacional. O álbum contém participações especiais de Jeffrey Walker (ex-Carcass), Jamey Jasta (Hatebreed) e Jello Biafra (ex-Dead Kennedys).
O álbum continua com a busca pelo som mais extremo, focado no grindcore. Ainda em 2005 a banda retorna ao Brasil para participar do festival The Age Of Violence Metal & Hardcore Fest 2005, com a participação das bandas Claustrofobia, Direta e Subtera. A banda gravou um novo álbum em junho de 2006. Smear Campaign contém 16 músicas e é um dos álbuns mais extremos que a banda lançou nos últimos anos. Também contém a participação da vocalista Anneke van Giersbergen, do grupo holandês The Gathering.
Em 27 de agosto de 2006, morre o ex-guitarrista da banda, Jesse Pintado, nos Países Baixos, devido a complicações com um coma diabético. Jesse estava visitando a sua namorada.

TEXTO - Wikipédia;


1987 - Scum;

1 - Multinational Corporations
2 - Instinct of Survival
3 - The Kill
4 - Scum
5 - Caught... in a Dream
6 - Polluted Minds
7 - Sacrified
8 - Siege of Power
9 - Control
10 - Born on Your Kness
11 - Human Garbage
12 - You Suffer
13 - Life
14 - Prison Without Walls
15 - Point of no Return
16 - Negative Approach
17 - Sucess
18 - Deceiver
19 - C.S
20 - Parasites
21 - Pseudo Youth
22 - Divine Death
23 - As the MAchine Rolls on
24 - Common Enemy
25 - Moral Crusade
26 - Stigmatized
27 - M.A.D
28 - Dragnet



1988 - From Enslavement to Obliteration;

1 - Evolved as One
2 - It's A M.A.N.S Wold
3 - Lucid Fairytale
4 - Private Death
5 - Impression
6 - Unchallenged Hate
7 - Uncertainty Blurs the Vision
8 - Cock-Rock Alienation
9 - Retreat to Nowhere
10 - Think For a Minute
11 - Display to Me...
12 - From Enslavement to Obliteration
13 - Blind to theTruth
14 - Social Sterility
15 - Emotional Suffocation
16 - Practice What You Preach
17 - Inconceivable
18 - Worlds Apart
19 - Obstinate Direction
20 - Mentally Murdered
21 - Sometimes
22 - Make Way!
23 - Musclehed
24 - You Achievement
25 - Dead
26 - Morbid Deceiver
27 - The Curse



1990 - Harmony Corruption;

1 - Vision Conquest
2 - If the TRuth be Known
3 - Inner Incineration
4 - Mallicious Intent
5 - Unfit Earth
6 - Circle of Hypocrisy
7 - The Chains That Blind Us
8 - Mind Snare
9 - Extremity Retained
10 - Suffer the Children
11 - Hiding Behind



1992 - Utopia Banished;

1 - Discordance
2 - I Abstain
3 - Dementia Acess
4 - Crhistening of the Blind
5 - The World Keeps Turning
6 - Idiosyncratic
7 - Arynisms
8 - Cause and Effect (Pt. II)
9 - Judicial Slime
10 - Distorting the MEdium
11 - Got Time to Kill
12 - Upward and Uninterested
13 - Exile
14 - Awake (To a Life of Misery)
15 - Contemptuous



1994 - Fear Emptiness Despair;

1 - Twist the Knife (slowly)
2 - Hung
3 - Remain Nameless
4 - Plague Rages
5 - More Than Meets the Eye 
6 - Primed Time
7 - State of Mind
8 - Armageddon X7
9 - Retching on the Dirt
10 - Fasting on Deception
11 - Throwaway
12 - Truth Drug
13 - Living in Denial



1996 - Diatribes;

1 - Greed Killing
2 - Glimpse Into Genocide
3 - Ripe for the Breaking
4 - Cursed to Crawl
5 - Cold Forgiveness
6 - My Own Worst Enemy
7 - Just Rewards
8 - Dogma
9 - Take the Strain
10 - Diatribes
11 - Placate Sedate Eradicate
12 - Corrosive Elements



1997 - Inside the Torn Apart;

1 - Breed to Breathe
2 - Bitrh in Regress
3 - Section
4 - Reflect on Conflict
5 - Down in the Zero
6 - Inside the Torn Apart
7 - If Symptoms Persist
8 - Prelude
9 - Indispose
10 - Purist Realist
11 - Lowpoint
12 - The Lifeless Alarm
13 - Time Will Come
14 - Bred Dry



1998 - Words From the Exit Wound;

1 - The Infriltraitor
2 - Repression Out of Uniform
3 - Next of Kin to Chaos
4 - Trio-Degradable-Affixed by Disconcern
5 - Cleanse Impure
6 - Devouring Depraved
7 - Ulterior Exterior
8 - None the Wiser
9 - Cutching at Barbs
10 - Incenduary Incoming
11 - Thrown Down a Rope
12 - Sceptic in Perspective



2000 - Enemy of the Music Business;

1 - Taste the Poison
2 - Next on the List
3 - Constitutional Hell
4 - Vermin
5 - Volume of Neglect
6 - Thanks For Nothing
7 - Cant Play, Wont Pay
8 - Blunt Against the Cutting Edge
9 - Cure For the Common Complaint
10 - Necessary Evil
11 - C.S (Conservative Shithead) Part. II
12 - Mechanics of Deceit
13 - (The Public Get) What the Public Doens'r Want
14 - Fracture in the Equation



2002 - Order of the Leech;

1 - Continuing War on Stupidity
2 - The Icing in the Hate
3 - Forced to Fear
4 - Narcoleptic
5 - Out of Sight, Out of Mind
6 - To Lower Yourself (Blind Servitude)
7 - Lowest Common Denominator
8 - Forewarned is Disarmed
9 - Per Capita
10 - Farce and Fiction
11 - Blows to the Body
12 - The Great Capitulator



2004 - Leaders Not Followers Part II;

1 - Lowlife - (Cryptic Slaughter)
2 - Face Down in the Dirt - (The Offenders)
3 - Devastation - (Devastation)
4 - Messiah - (Hellhammer)
5 - Victims of a Bomb Raid - (Anti-Cimex)
6 - Fright Night - (wehrmacht)
7 - War's No Fairytale - (Discharge)
8 - Conform - (Siege)
9 - Master - (Master)
10 - Fire Death - (Insanity)
11 - Riot of Violence - (Kreator)
12 - Game of the Arseholes - (Anti-Cimex)
13 - Clangor of War - (Massacre)
14 - Dope Fiend - (Attitude Adjustment)
15 - I'm ired - (Die Kreuzen)
16 - Troops of Doom - (Sepultura)
17 - Bedtime Story - (The Dayglo Abortions)
18 - Blind Justice - (Agnostic Front)
19 - Hate, Fear and Power - (Hirax)



2005 - The Code is Red...Long Live the Code;

1 - Silence is Deafening
2 - Right You Are
3 - Diplomatic Immunity
4 - The Code is Red...Long Live the Code
5 - Climate Controllers
6 - Instruments of Persuasion
7 - The Great and the Good
8 - Sold Short
9 - All Hail the Grey Dawn
10 - Vegetative State
11 - Pay For the Privilege of Breathing
12 - Pledge Yourself to You
13 - Losers (Bonus Ltd. Edition)
14 - Strading Purposefully Backwards
15 - Morale
16 - Our Pain is Their Power...




2006 - Smear Campaign;

1 - Welrschmerz (Intro)
2 - Sink Fast Let Go
3 - Fatalist
4 - Puritanical Punishment Beating
5 - Well All is Said and Done
6 - Freedom is the Wage of Sin
7 - In Deference
8 - Short Lived
9 - Identity Lived
10 - Shattered Existence
11 - Eyes Right Out
12 - Warped Beuond Logic
13 - Rabid Wolves For Christ
14 - Deaf and Dumbstruck
15 - Persona non Grata
16 - Smear Campaign



2009 - Time Waits For No Slave;

1 - Strongarm
2 - Diktat
3 - Work to Rule
4 - On the Brink of Extinction
5 - Time Waits For No Slave
6 - Life and Limb
7 - Downbeat Clique
8 - Fallacy Dominion
9 - Passive Tense
10 - Larceny of the Heart
11 - Procrastination on the Empty Vessel
12 - Felling Redundant
13 - A No-Sided Argument
14 - De-Evolution Ad Nauseum



2012 - Utilitarian;

1 - Circumspect
2 - Errors in the Signals
3 - Everyday Pox
4 - Protection Racket
5 - The Wolf I Feed
6 - Quarantined
7 - Fall on Their Swords
8 - Collision Course
9 - Orders of Magnitude
10 - Think Tank Trials
11 - Blank Look About Face
12 - Leper Colony
13 - Nom De Guerre
14 - Analysis Paralysis
15 - Opposities Repellent
16 - A Gag Reflex

http://lix.in/-b4cc00




2012 - Napalm Death - Scum (Remastered);


1 - Multinational Corporations
2 - Instict of Survival
3 - The Kill
4 - Scum
5 - Caugh...in a Dream
6 - Polluted Minds
7 - Sacrificed
8 - Siege of Power
9 - Control
10 - Born on Your Kness
11 - Human Garbage
12 - You Suffer
13 - Life
14 - Prision Without Walls
15 - Point of no Return
16 - Negative Approach
17 - Success
18 - Deceiver
19 - C.S.
20 - Parasites
21 - Pseudo Youth
22 - Divine Death
23 - As the Machine Rolls On
24 - Common Enemy
25 - Moral Crusade
26 - Stigmatized
27 - M.A.D.
28 - Dragnet
29 - Multinational Corporations (Bonus Rough Mix)
30 - Instict of Survival (Bonus Rough Mix)
31 - The Kill (Bonus Rough Mix)
32 - Scum (Bonus Rough Mix)
33 - Caugh...in a Dream (Bonus Rough Mix)
34 - Polluted Minds (Bonus Rough Mix)
35 - Sacrificed (Bonus Rough Mix)
36 - Siege of Power (Bonus Rough Mix)
37 - Control (Bonus Rough Mix)
38 - Born on Your Kness (Bonus Rough Mix)
39 - Human Garbage (Bonus Rough Mix)
40 - You Suffer (Bonus Rough Mix)
41 - Life (Bonus Rough Mix)
42 - Prison Without Walls (Bonus Rough Mix)
43 - Point of no Return (Bonus Rough Mix)
44 - Negative Approach (Bonus Rough Mix)
45 - Sucess (Bonus Rough Mix)
46 - Deceiver (Bonus Rough Mix)
47 - C.S. (Bonus Rough Mix)
48 - Parasites (Bonus Rough Mix)
49 - Pseudo Youth (Bonus Rough Mix)
50 - Divine Death (Bonus Rough Mix)
51 - As the Machine Rolls on (Bonus Rough Mix)
52 - Common Enemy (Bonus Rough Mix)
53 - Moral Crusade (Bonus Rough Mix)
54 - Stigmatized (Bonus Rough Mix)
55 - M.A.D. (Bonus Rough Mix)
56 - Dragnet (Bonus Rough Mix)


http://lix.in/-b899a4

Um comentário:

  1. O Napalm é uma verdadeira instituição né cara! Na minha opinião uma das bandas mais influentes de todos os tempos, com "Scun" eles ficaram os alicerces de boa parte da evolução que viria acontecer tanto na cena Hard core, quanto na cena metal... Eu particularmente prefiro a primeira fase deles, esta que serviria de influência para bandas de B-Beat, Crust, etc...

    Excelente post!

    http://www.sublimeirrealidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir